Inside

Blog

13 . Novembro

Quem é o consumidor 4.0?

Quem é o consumidor 4.0? Qual o seu perfil? Quais são as estratégias que se deve utilizar para surpreendê-lo? O fato é que o mundo está cada vez mais digital e interconectado. Hoje, as pessoas têm mais voz, consomem informações e produtos por meio da internet, impactando diretamente na economia.
O consumidor 4.0 está associado ao conceito de marketing 4.0 apresentado por Philip Kotler no livro ‘Marketing 4.0: do tradicional ao digital’. No livro, o autor explica o quanto a tecnologia e a informação influenciam no comportamento e no processo de decisão de compra do cliente.
Isso porque, com a internet cada vez mais ágil e de fácil acesso, o consumidor 4.0 dispõe de novos hábitos, canais e influências, fatores que afetam sua escolha. Antes de realizar uma compra, certamente ele pesquisará informações, como preço, atendimento, comentários em redes sociais, entre outros.
Dessa forma, é importante que as empresas definam estratégias e ações, para entenderem seu público-alvo a fim de aprimorar esse processo de decisão e fidelizá-lo. Uma estratégia importante é o engajamento digital.
É muito negativo, por exemplo, uma empresa ter uma má reputação nas redes sociais, sites ou mesmo em grupos de discussão divulgados pela internet. Em contrapartida, entender as necessidades deste público e conseguir conquistá-lo certamente será proveitoso. Assim, além de alcançar clientes fieis, ela poderá também obter avaliações positivas, indicações, que irão contribuir diretamente para o seu posicionamento.
Outro item importante é a corrida contra o relógio. Atualmente as pessoas vivem uma rotina agitada e não têm tanto tempo para observar os detalhes. Por isso, a dica é investir cada vez mais em criatividade e inovação. Surpreender o consumidor é ponto central para o sucesso de qualquer empresa.

Quem é o consumidor 4.0? | Pit Brand Inside