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13 . Junho

Pitamina: o que são personas?

Personas são grupos de pessoas que compram seus produtos. Uma ferramenta utilizada para fazer com que a comunicação do seu negócio se torne mais humana e exclusiva. É a representação do seu cliente ideal, com dados sobre comportamento e características demográficas, bem como uma criação de histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Uma forma fácil de definir a sua persona é analisar o público-alvo do seu negócio e identificar características comuns entre os potenciais compradores. Para facilitar a pesquisa, o ideal é que você possua uma base de dados com informações de clientes e empresas que já tenham consumido o seu produto.

A persona é uma pessoa fictícia com sexo, idade, hábitos, jeito de falar, vestir e se comunicar totalmente condizentes com o seu negócio e com o que você vende, criada a partir do resumo de características dos seus consumidores. A criação desta persona é fundamental para a sua estratégia de marketing porque, a partir disso, fica muito mais fácil enviar a mensagem certa para as pessoas certas, definir o tipo, tom e estilo de seu conteúdo, comunicar e expressar a sua marca para quem vai realmente se interessar, captar a mensagem e comprar a sua ideia e o seu produto.

Para definir o padrão comportamental da sua persona, responda a questões como “quem é meu potencial cliente? (características físicas e psicológicas)”, “que tipo de assunto interessaria para ele?”, “que atividades ele realiza? (pessoal e profissionalmente)”, “qual seu nível de instrução?”, entre outras. O próximo passo é detalhar o perfil do cliente a partir das respostas. Defina nome, sexo, idade, escolaridade, interesses etc.

A partir do perfil criado e da definição da sua persona, direcione a sua abordagem e o conteúdo relacionado ao seu mercado para esta pessoa. Fica muito mais fácil!

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