Marketing de Conteúdo Imagem: Pixabay">

Inside

Blog

03 . Agosto

Pitamina: o que é ROI?

ROI (Return On Investment, ou, em português, Retorno Sobre Investimento) é a métrica usada para calcular o resultado financeiro da aplicação, ou seja, sua principal função é avaliar se uma ação de marketing justifica o seu investimento. Isso inclui tudo o que é feito visando algum lucro, como campanhas de marketing, treinamentos de vendas, aquisição de ferramentas de gestão, novas estratégias de retenção de clientes etc.

A partir dessa informação é possível reavaliar objetivos e metas e redefinir as estratégias de marketing, modificando o planejamento das campanhas a partir das mídias cujo ROI é mais positivo. Isso porque o indicador leva em consideração os aspectos quantitativos e qualitativos do negócio, como volume de vendas, taxa de conversão, geração e qualidade dos leads.

Para calcular o ROI, basta seguir a seguinte fórmula: ROI = (lucro do investimento - custo do investimento) ÷ custo do investimento.

Por ser simples e objetivo, o ROI é um indicador aplicável a vários cenários. O cálculo deve ser feito periodicamente porque os resultados podem variar, e como esse índice normalmente é mais voltado para avaliações imediatas, não é indicado fazer essa análise com períodos muito longos.


Fonte: Marketing de Conteúdo
Imagem: Pixabay

Pitamina: o que é ROI? | Pit Brand Inside