https://meet.google.com/kqm-ozub-rsi

Inside

Blog

06 . Outubro

Hospital Pompéia moderniza Laboratório de Análises Clínicas

O Hospital Pompéia modernizou o seu Laboratório de Análises Clínicas com a aquisição de novos equipamentos para os setores de microbiologia e bioquímica. Os novos aparelhos garantem mais rapidez na realização dos exames e diagnósticos mais precisos.



Na microbiologia, o BD Phoenix realiza a identificação dos tipos de bactérias presentes nas amostras de sangue do paciente e faz o antibiograma, que mede a sensibilidade das bactérias a cada tipo de antibiótico, com sua concentração específica.



“A metodologia utilizada nesse equipamento auxilia na escolha do tratamento do paciente e é mais completa se comparada a técnicas convencionais”, explica a biomédica Maitê Marques da Silva. De acordo com ela, até então, esses exames eram feitos de forma manual e demoravam cerca de três dias para ficar prontos. Com o novo equipamento, os resultados saem em até dois dias.



O outro equipamento da microbiologia é o Bactec 9120 que realiza a hemocultura de forma automatizada. A hemocultura é um exame que mantém as amostras de sangue dos pacientes em culturas específicas. Após 24 horas, o aparelho indica se a amostra está infectada e qual a bactéria presente.



Para a bioquímica, foram adquiridos dois aparelhos Cobas Integra 400 Plus. O modelo é utilizado para a medição de testes bioquímicos, como enzimas, substratos e proteínas, em amostras de sangue, plasma, urina, líquidos e soro. O equipamento é capaz de realizar 400 testes por hora, utilizando pouco volume de amostras – entre 2 e 10 uL por teste. Os equipamentos podem ser utilizados simultaneamente ou individualmente, garantindo agilidade na liberação dos resultados.



“Os novos aparelhos nos fornecem relatórios completos com diagnósticos mais rápidos, seguros e eficientes. Eles atendem às necessidades atuais e futuras da instituição”, afirma o coordenador do Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Pompéia, Luciano Sônego.



O Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Pompéia realiza 656 tipos de exames laboratoriais diferentes. O horário de atendimento externo é das 6h às 18h30min; aos sábados, das 7h às 11h; e interno, 24 horas.



Fotos: Cristiele Arruda/Divulgação Hospital Pompéia

Hospital Pompéia moderniza Laboratório de Análises Clínicas | Pit Brand Inside