Quando se fala em idade, estamos em uma época sem precedentes para se viver. A expectativa de vida aumenta e a taxa de natalidade, cai. Se em 1900 um brasileiro tinha uma expectativa de vida em torno dos 33 anos, hoje o número mais que dobrou, atingindo 75 em 2014. Sob esta ótica, vivemos no ritmo dos países desenvolvidos. Na metade deste século, um quarto da população mundial terá mais de 60 anos – e o Brasil fica entre os dez países com maior número de idosos ainda em 2025. Mas o que o marketing tem a ver com isso? Tudo.
Uma recente pesquisa da Inteligência de Mercado da Globo mostra que pouco mais de 50% de pessoas nesta faixa etária não conseguem achar o que procuravam em lojas. E 72% dos idosos acham que as empresas não estão preparadas para recebe-los. Ao mesmo tempo que é preocupante, mostra uma oportunidade grande.
O principal motivo de não se ver representado no público alvo das empresas é a desconexão entre o estereótipo de idoso e a pessoa real. Pelo menos 33% deles querem estudar nos próximos anos. E 25% deles desejam empreender. São dois exemplos contundentes em mudanças de hábitos. Isso vindo de um grupo que movimenta quase R$ 2 trilhões ao ano.
Acontece que, no mundo da publicidade, aposentadorias são exceções. Enquanto há demanda – e procura – por jovens, as pessoas tendem a sair deste mercado com o tempo. Dados do Ministério do Trabalho mostram que os gerentes de marketing têm, em sua maioria, entre 30 e 40 anos, dificilmente passam dos 50 e dos 60 em diante são praticamente inexistentes. Há diversos motivos para isso, mas o principal é o sentimento que se ficou obsoleto.
Isso influi diretamente em como a imagem da pessoa idosa é construída na propaganda – e, então, no imaginário das pessoas. Afinal, o conflito entre gerações se tencionou muito durante o século XX, mas, como as pessoas idosas ficaram cada vez mais presentes e ativas na sociedade, as diferenças de comportamento foram se diluindo. Este movimento acontece com mais lentidão no mercado do marketing, perpetuando algumas visões antiquadas.