Inside

16 . Abril

Assessoria de imprensa e suas singularidades

No dia 7 de abril foi comemorado o Dia do Jornalista. Um profissional que pode atuar nas mais diferentes mídias – redação, transmissão de rádio ou televisão, produção e como assessoria de imprensa. Esta última, inclusive, tem o papel de cuidar e fortalecer a imagem do cliente, da empresa, organização e ou até mesmo de pessoas ou instituições públicas.
A assessoria de imprensa é um apoio para quem deseja divulgar sua marca de uma forma muito mais efetiva. E em alguns casos, os jornalistas desta área trabalham em conjunto com uma agência de marketing, obtendo resultados ainda maiores.
O dia a dia deste profissional envolve muita produção de textos: conteúdos para o site, mídias sociais, informativos, além de notícias. A busca em divulgar notícias do cliente para o público-alvo, e especialmente, para a imprensa deve ser constante e a iniciativa – na maioria das vezes - deve vir do próprio jornalista.
Independente da mídia em que atua é missão do jornalista a responsabilidade pela informação e uma observação aguçada do que é de fato notícia. No campo da assessoria de imprensa essa percepção é muito útil, pois os profissionais sabem como opera a rotina da mídia, e assim, conseguem sugerir boas pautas relacionadas com os clientes que atendem .
Além disso, o jornalista em assessoria de imprensa também é responsável pela comunicação como um todo, e deve ter conhecimento das políticas e normas de comunicação de cada empresa. Outro item que deve ser central em seu processo de trabalho é atuar de forma preventiva, buscando agilidade e o gerenciamento de possíveis crises.

Assessoria de imprensa e suas singularidades | Pit Brand Inside