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05 . Julho

Como interagir com clientes nas redes sociais?

Devido à flexibilidade, agilidade e eficiência, a internet tornou-se um dos canais de atendimento ao cliente mais usados atualmente. Um estudo da eMarketer, empresa americana especializada em pesquisas envolvendo o mercado digital, mostra que nós brasileiros somos os principais usuários de redes sociais em toda a América Latina. Isso evidencia que as mídias sociais são uma poderosa ferramenta para promover o seu negócio.

Além de seguir o seu cronograma de postagens, é importante ter alguém responsável pelo monitoramento das redes da sua empresa. Estar atento às citações, comentários, mensagens e marcações proporcionam um excelente feedback para que você saiba como os seus clientes avaliam a sua marca e o que é possível melhorar.

Alguns clientes acabam utilizando as redes como um tipo de SAC, tanto para esclarecer dúvidas quanto para elogiar/criticar a sua empresa, e você precisa estar preparado para interagir com estes usuários a fim de conquistá-los ainda mais e solucionar possíveis problemas. Algumas dicas podem ajudar:

- Atenção ao conteúdo: os consumidores estão cada vez mais informados e exigentes. Um bom conteúdo é o primeiro passo para conquistar e fidelizar clientes.

- Responda aos comentários: é imprescindível responder aos comentários o mais rapidamente possível e fornecer todas as informações solicitadas. Evite usar perfis pessoais para isso, o indicado é utilizar sempre a página oficial da empresa. Além disso, procure manter um tom educado, respeitoso e amigável, sem parecer impessoal. Agradeça os comentários positivos, responda as dúvidas e solucione as críticas negativas.

- Analise: o que está sendo dito, seja por meio de comentários ou mensagens, servem para avaliar o seu negócio e identificar eventuais problemas.

- Fidelize: um bom atendimento ou uma reclamação resolvida é uma ótima chance de fidelizar clientes. E o melhor: clientes satisfeitos costumam propagar a sua marca de forma positiva, aumentando suas chances de aumentar o público do seu negócio.

Usar o bom atendimento em favor da publicidade é primordial, bem como conhecer e compreender o que o público-alvo espera a fim de traçar planos para aumentar o engajamento. Entender o cliente e fidelizá-lo a partir de um bom atendimento serve também como estratégia para estar à frente dos concorrentes.

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